DEVO MUDAR MINHA PISADA?

Vários atletas quando vem a clínica costumam me questionar sobre a pisada, se devem ou não modifica-la.

Este questionamento dos corredores de rua amadores é muito comum atualmente, vem baseado em conhecimento adquirido através de artigos de revistas especializadas em corrida e vídeos amplamente divulgados na internet, que apontam a mudança de pisada como fator determinante para o sucesso na corrida. Depois de muito questionado sobre o assunto resolvi escrever sobre o tema pois percebi ser a dúvida de uma grande parte dos atletas que me procuram.

Para que não haja confusões, deixo claro para os leitores que iremos conceituar “pisada” neste artigo o momento em que ocorre o contato inicial do pé do atleta contra o solo, e não sobre os movimentos de pronação e supinação que acontecem no mediopé, isto é discussão para textos futuros.

Há três classificações de pisada, antepé, mediopé e retropé. O contato inicial realizado com o retropé e caracterizada pelo primeiro contato sendo feito com o calcanhar. Já as pisadas em antepé e mediopé podem ser colocadas no mesmo grupo, com o contato inicial ocorrendo do meio para parte anterior do pé, com ausência no primeiro momento do contato do calcanhar.

A diferença do gestual esportivo entre os grupos é grande, as adaptações ascendentes que ocorrem na articulação do tornozelo, joelho, quadril e coluna após o primeiro contato com o solo são amplamente divergentes, sendo necessárias capacidades físicas distintas para realizar corretamente cada gesto de corrida.

Sendo assim, mudar o tipo de pisada implica no recrutamento de outras aptidões físicas, que muitas das vezes o atleta não possui ou não está adaptado a sua utilização. Os riscos de alterar uma pisada sem amplo planejamento prévio é o de sobrecarga nas articulações ascendentes, com ênfase em joelhos e quadris.

Os dois tipos de pisada, antepé e retropé, tem suas vantagens e desvantagens, que devem sem colocadas na balança na hora da mudança, pensando em desempenho e risco lesivo. A transição durante a mudança tem que ocorrer de forma gradual, minunciosamente planejada com o treinador e o fisioterapeuta, sabendo-se dos riscos de perda de performance momentânea e aumento do risco lesivo.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Você também pode gostar de ver

WHEY PROTEIN

Whey Protein é um suplemento de proteína em pó, derivado do soro do leite, com alto valor biológico (biodisponibilidade de nutrientes). CURIOSIDADE:

Você sabe o que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica que busca avaliar, diagnosticar e tratar desordens de natureza neurológicas, musculares e esqueléticas ocasionadas pela perda da