COMO PREVENIR BOLHAS NOS PÉS!

Atire a primeira pedra o corredor que nunca teve bolhas nos pés! Essas vilãs dos corredores são muitas vezes o empecilho para os atletas concluírem uma prova, quebrarem um recorde pessoal ou mesmo terminarem um treinamento.

Mas você sabe por que elas aparecem ou mesmo como trata-las? As bolhas são provocadas por um atrito incessante da pele contra o tênis ou a meia, e excesso de calor, umidade, sujeira ou mesmo frio são fatores que podem facilitar o aparecimento delas.

As bolhas são formadas por exudato, um líquido fluído, incolor, que aparece entre a camada interna e externa da pela para proteção contra a agressão externa. A melhor forma de evita-las é PREVENIR!

Após o aparecimento de algumas bolinhas a única coisa que resta é esperar sua cicatrização, segue algumas dicas de prevenção e tratamento.

PREVENÇÃO:

  • NÃO usar tênis novos em provasou treinos longos! Muitas vezes o tênis novo não esta acomodado nos pés, então podem surgir zonas de atrito intenso do calçado contra a pele.
  • Sempre deixar os pés secos durante a corrida! O excesso de umidade pode favorecer o deslizamento dos pés dentro do calçado, por isso é muito importante ter meias que absorvam bem o suor e um tênis com boa ventilação que permita a evaporação.
  • Deixar os pés sempre limpos! Qualquer sujeira ou mesmo poeira é capaz de irritar a pele ocasionando as bolhas.
  • Usar pomadas, talco ou vaselina nos pés para reduzir a umidade ou o atrito.
  • Proteger com esparadrapos pontos sensíveis já existentes.
  • Não utilizar os tênis muito apertados,mas também não deixa-los folgados, apenas firmes.
  • Após as provas ou treinos retire o tênis e deixe o pé respirar.

TRATAMENTO:

  • NÃO estoure as bolhas! As bolhas são respostas a uma agressão feita ao seu corpo, estoura-las pode ampliar o tamanho da agressão e deixa o ferimento suscetível a infecções e atrasar seu retorno ao esporte.
  • Caso as bolhas tenham estouradas o que tem de ser feito é lavar o ferimento com água corrente e sabão antisséptico e proteger o ferimento com curativo de gaze limpa.
  • Evite calçados fechados, caso tenha de usa-los faça um curativo com gaze e algodão para evitar pressão no ferimento.
  • Evite correr nos próximos dias, as bolhas irão cicatrizar em sete dias.

Fica a dica!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Você também pode gostar de ver

WHEY PROTEIN

Whey Protein é um suplemento de proteína em pó, derivado do soro do leite, com alto valor biológico (biodisponibilidade de nutrientes). CURIOSIDADE:

Você sabe o que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica que busca avaliar, diagnosticar e tratar desordens de natureza neurológicas, musculares e esqueléticas ocasionadas pela perda da