A dor muito além do que você imagina

Entendendo a dor

            Há uma deficiência muito grande em meio aos profissionais da saúde e população em geral no que diz respeito ao conceito dor em sua complexidade e aspecto multifatorial. Tendo em vista a demanda apresentada e a relação contemporânea com os avanços no conhecimento da dor foi formada pela Associação Internacional para estudos da dor (IASP) uma força tarefa para revisar a definição de dor que é presente desde 1979. Esta equipe era formada por profissionais bioeticístas, filósofos, especialistas em linguagem e especialistas no estudo da dor (Cientistas e Clínicos) e consultas de opinião da população em geral. Este trabalho de revisão teve inicio no primeiro semestre de 2018 tendo sua conclusão em Janeiro de 2020, definindo a dor como:

Uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial.

            Em conjunto com várias considerações dos mais renomados especialistas em dor no mundo decidiu-se fragmentar a complexa compreensão da dor em 6 notas complementares a definição, que são elas:

  • A dor é sempre uma experiência subjetiva, que é influenciada em graus variáveis, por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
  • Dor e nocicepção são fenômenos diferentes; a experiência de dor não pode ser deduzida pela atividade nas vias sensoriais.
  • Através das suas experiências de vida, as pessoas aprendem o conceito de dor e suas aplicações.
  • O relato de uma pessoa sobre uma experiência de dor deve ser aceito como tal e respeitado.
  • Embora a dor geralmente cumpra um papel adaptativo, ela pode ter efeitos adversos na função e no bem-estar social e psicológico.
  • A descrição verbal é apenas um dos vários comportamentos para expressar a dor; a incapacidade de comunicação não invalida a possibilidade de um ser humano ou um animal sentir dor.

            Com isso podemos observar a interação do conceito atual de dor aos aspectos biopsicossociais (biológicos, psicológicos e sociais) do ser humano, o que se coloca em cheque a abordagem profissional e o comum conhecimento da população a cerca da dor. Abordagens que visam a lesão como centro da intervenção ou raiz do problema, sustentadas e doutrinadas pelo modelo biomédico não são mais suficientes para a resolutividade na prática clínica. Contudo fica uma breve reflexão a cerca da necessidade de uma abordagem holística e multidisciplinar, principalmente ao individuo com dor crônica (aquela que se mantém durante ou mais de 3 meses).

Por Rodrigo Aryolla

REFERÊNCIA

RAJA, Srinivasa N. et al. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain, v. 161, n. 9, p. 1976-1982, 2020.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Você também pode gostar de ver

WHEY PROTEIN

Whey Protein é um suplemento de proteína em pó, derivado do soro do leite, com alto valor biológico (biodisponibilidade de nutrientes). CURIOSIDADE:

Você sabe o que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica que busca avaliar, diagnosticar e tratar desordens de natureza neurológicas, musculares e esqueléticas ocasionadas pela perda da