“Sente-se direito”

“Sente-se direito” – está na hora de reavaliar esta afirmação

            O título polêmico do editorial publicado numa das revistas científicas mais conceituadas da fisioterapia ortopédica trouxe uma reflexão válida quando o assunto é postura. Quem nunca ouviu um “senta direito” ou ficou preocupado com a sua postura no trabalho?! O tema postura é carregado de mitos, marketing e pseudociência. Há alguns anos surgiu uma ideia e indústria da “postura correta”, ditando intervenções e vendendo produtos prometendo melhora da postura e prevenção da dor. No entanto, não há forte evidência científica que suporte essas crenças.

O editorial traz 7 fatos sobre postura:

1) Não existe uma postura única “correta” – não há fortes evidências de que exista uma postura ideal ou que evitar posturas ditas “incorretas” previna dor na coluna.

2) As diferenças posturais são um fato da vida – existem variações naturais nas curvaturas da coluna e não há uma única curvatura fortemente associada a dor.

* lordose (lordose cervical, lordose lombar) e cifose (cifose torácica) são curvaturas naturais da coluna vertebral que garantem a funcionalidade e estabilidade do tronco.

3) A postura reflete as crenças e o humor – algumas posturas são adotadas como uma estratégia de proteção e podem refletir preocupações quanto à vulnerabilidade corporal.

4) É seguro adotar posturas mais confortáveis –  explorar diferentes posturas, até as evitadas, e mudar posturas habituais podem promover alívio dos sintomas.

5) A coluna vertebral é robusta e confiável –  coluna vertebral é uma estrutura adaptável capaz de mover com segurança em uma variedade de posturas

6) Sentar por longos períodos não é perigoso – sentar-se por mais de 30′ em uma posição não é perigoso e nem deve ser sempre evitado. No entanto, mover-se e mudar posturas pode ser útil, assim como ser fisicamente ativo.

7) Uma forma não serve para todos – o modo como levantamos ou levantamos um objeto são influenciados pelas curvaturas variadas e naturais da coluna vertebral, e o conselho para adotar uma postura específica no ato do movimento ou sustentar o “core” não é baseado em evidências científicas.

Portanto, não dê tanta relevância a sua postura. Procure movimentar e se manter ativo.

Referências

SLATER, Diane et al. “Sit Up Straight”: Time to Re-evaluate. journal of orthopaedic & sports physical therapy, v. 49, n. 8, p. 562-564, 2019.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Você também pode gostar de ver

WHEY PROTEIN

Whey Protein é um suplemento de proteína em pó, derivado do soro do leite, com alto valor biológico (biodisponibilidade de nutrientes). CURIOSIDADE:

Você sabe o que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica que busca avaliar, diagnosticar e tratar desordens de natureza neurológicas, musculares e esqueléticas ocasionadas pela perda da