O que é o Pilates?

O Pilates é uma das ferramentas utilizadas pela fisioterapia no processo de reabilitação.

Ele auxilia no aumento da capacidade musculoesquelética (como força, flexibilidade) para suportar as demandas impostas pelas atividades do dia a dia. Além disso, pode ser utilizado nos programas de prevenção de lesões.  A técnica conta com o uso de diversos aparelhos e instrumentos, permitindo uma ampla variabilidade de exercícios em várias amplitudes de movimento. Sua prática permite o trabalho de força no corpo como um todo, além do treinamento respiratório para melhora da concentração e aumento da estabilidade do tronco.  A eficácia do Pilates é comprovada por vários estudos, onde apresenta resultados positivos na melhora da dor lombar, nos ajustes posturais, no ganho de mobilidade, entre outros.

         A prática do Pilates promove a redução da dor e do uso de analgésicos e aumento da função e da qualidade de vida. É uma excelente ferramenta que deve ser prescrita por um profissional qualificado e aplicado de maneira individualizada. Venha visitar nosso estudio e confira os benefícios que o pilates tem para você!

Por Bruna Espeschit

Referências:

NATOUR, Jamil et al. Pilates improves pain, function and quality of life in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial. Clinical rehabilitation, v. 29, n. 1, p. 59-68, 2015.

DE ARAUJO CAZOTTI, Luciana et al. Effectiveness of the Pilates method in the treatment of chronic mechanical neck pain: A randomized controlled trial. Archives of physical medicine and rehabilitation, v. 99, n. 9, p. 1740-1746, 2018.

BYRNES, Keira; WU, Ping-Jung; WHILLIER, Stephney. Is Pilates an effective rehabilitation tool? A systematic review. Journal of bodywork and movement therapies, v. 22, n. 1, p. 192-202, 2018.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Você também pode gostar de ver

WHEY PROTEIN

Whey Protein é um suplemento de proteína em pó, derivado do soro do leite, com alto valor biológico (biodisponibilidade de nutrientes). CURIOSIDADE:

Você sabe o que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica que busca avaliar, diagnosticar e tratar desordens de natureza neurológicas, musculares e esqueléticas ocasionadas pela perda da