DOR LOMBAR NA CORRIDA

A dor lombar (DL) é a lesão mais comum do aparelho músculo esquelético, tendo a incidência entre 60 a 80% na população mundial.

Os fatores que predispõem o indivíduo a DL são os mais variados porém sabe-se que atividades ocupacionais que demandem movimentos repetitivos de rotação de troco ou mesmo flexão são um dos principais fatores relacionados a lesão, a inatividade física, sobrepeso ou falta de alinhamento biomecânico da coluna também são citados como fatores responsáveis.

Entre os corredores a dor lombar é mais comum do que se imagina, calcula-se que 10% de todas as lesões músculo esqueléticas estejam relacionadas a dor lombar. Porém a característica desta lesão entre os corredores tem uma peculiaridade, ela possui características de dor crônica e não aguda como na maioria da população, em geral os corredores convivem com este desconforto por mais tempo, tendo uma evolução lenta do quadro, até o momento em que não conseguem mais lidar com a dor.  Os atletas que treinam para provas de média (até 21Km) e longa distância (até 42Km) estão mais susceptíveis a esta lesão, decorrente do aumento significante do número de rotações que o tronco executa sobre o eixo do quadril.

Uma biomecânica equivocada também é fator causal. Durante a corrida o atleta precisa de aproximadamente 30° de flexão de tronco para reduzir a força de reação do solo que vem dissipadas através dos ossos da perna, evitando assim a sobrecarga das musculaturas lombares, a diminuição ou o aumento desta angulação pode ser fator importante para o aparecimento da dor lombar. Por isso um gesto esportivo correto tem ligação direta com a prevenção de lesões.

Alguns estudos conseguiram associar a dor lombar com o tipo de contato inicial que o atleta fazia no solo, eles dividiram o contato inicial de três maneiras: Retropé (calcanhar), Médiopé e Antepé.

A pesquisa consistia em um questionários de conforto na corrida e de dor lombar, eles conseguiram correlacionar que os sujeitos que faziam o contato inicial com antepé tinham maior conforto na corrida com menor histórico de dor lombar entre os atletas.

Isto não quer dizer que todos tenham que começar a correr de antepé a partir de agora, algumas pessoas já possuem a tendência de corrida com a parte anterior do pé outras não, são vários fatores que determinam isso, para se descobrir esta característica é necessária uma análise de marcha detalhada com o seu fisioterapeuta.

Referência:

DELGADO T. L. ET AL; Effects of foot strike on low back posture, shock atenuation, and confort in running.; MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS & EXERCISE, 2013.

WOOLF S.K. ET AL; Low back pain in running-based sports.; Southern Medical Journal; V 97, N 9, Set.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Você também pode gostar de ver

WHEY PROTEIN

Whey Protein é um suplemento de proteína em pó, derivado do soro do leite, com alto valor biológico (biodisponibilidade de nutrientes). CURIOSIDADE:

Você sabe o que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma técnica que busca avaliar, diagnosticar e tratar desordens de natureza neurológicas, musculares e esqueléticas ocasionadas pela perda da